Treinamento PowerCenter 10x Developer I

Material

Conteúdo


Treinamento PowerCenter 10x Developer I


Treinamento PowerCenter 10x Developer I vídeo Aula
Vídeo Aula para capacitação do treinando na plataforma do PowerCenter 10x

Disponibilização de uma máquina Virtual com o servidor e Cliente do PowerCenter com dois Bancos de Dados Oracle e SqlServer

Fixação do Conteúdo com 16 exercícios

PowerCenter é uma das ferramentas que integra a suíte da informatica. É uma das principais ferramentas de integração de dados adotadas pelo mercado. A sua utilização fica restrita a grandes corporações devido o seu alto custo de infraestrutura, tornando o seu acesso restrito a multinacionais e grandes empresas.
Tudo é muito caro quando se trata dos produtos da informatica, o treinamento oficial para o desenvolvedor nível 1 custa $2,400 dólares sendo aula gravada sem mencionar a máquina para realização do treinamento que é de até 4 semanas.
Devido a grande demanda pelo profissional de PowerCenter a sua valorização atingiu o ápice no início de 2016, quando as empresas ofertavam salários que ultrapassavam valores de 10 mil reais. Com a crise financeira de 2017 as empresas de Tecnologia reduziram o seu quadro profissional para ajustar com as incertezas e instabilidades do mercado público e privado. Muitas empresas deixaram de investir em tecnologia e alguns projetos foram suspenso até a retomada do crescimento. Conheço vários profissionais gabaritados que tiveram as portas encerradas no Brasil e migraram para outros países.
O mercado de trabalho retomou as contratações, empresas de consultorias buscam profissionais para alocarem em vários projetos, porém dificilmente consegue negociar na faixa de 10k. CLT
Trabalho com PowerCenter desde 2004 as empresas que investem sua infraestrutura nessa ferramenta dificilmente deixam de utilizá-la, é quase um casamento perfeito. O suporte prestado pela informatica nos clientes atendem todas as exigências de SLAS praticadas pelo mercado, um trabalho que diria: "Quase que perfeito!!!" Deixando as empresas como Oracle, Microsoft e IBM no chinelo. O mercado de ferramentas de integração de dados é muito fechado, são poucos empresas que prestam serviços de treinamento para qualificar os futuros profissionais muitas empresas que prestam esse serviço visam o lucro em primeiro lugar, todos os visitantes do AprendendoETL que entram em contato a respeito do treinamento podem confirmar que sempre pergunto se trabalham na área, se conhecem de banco de dados e dominam a linguagem SQL. Pois, acho muito difícil uma empresa contratar profissionais sem esse conhecimento.
O meu treinamento é idealizado para o aluno que não tem nem ideia do que seja essa ferramenta, porém os conhecimentos mencionados acima são essenciais para o seu sucesso.
No 1º módulo do treinamento de PowerCenter, faço um overview dos ambientes de tecnologia, o motivo da utilização dessa ferramenta e o que agrega no negócio final. Explico os principais termos adotado pela informatica e nome dos principais componentes.
No 2º módulo do treinamento de PowerCenter, trabalho com a parte de fundamentos da ferramenta no nível básico, apresento ao treinando a definição do PowerCenter Designer, Workflow Manager e Workflow Monitor proporcionando o treinando a importação de objetos no PowerCenter, construção do seu mapping, criação de conexões com os bancos de dados SqlServer e Oracle, execução de uma carga simples monitoramento do processo de carga e análise dos logs gerados. Essa parte de análise de logs acho extremamente importante pois vejo que muitos desenvolvedores não sabem interpretar os logs gerados pela ferramenta.
No 3º módulo do treinamento, é uma aula destinada para solução de problemas. Ensino o aluno a utilizar uma metodologia para resolução de erros que podem acontecer na construção do seu processo de carga ou na execução do processo. Essa técnica é importante para dar ao treinando uma visão do problema e como proceder para solucionar os erros que podem acontecer durante o desenvolvimento do seu processo de carga. A utilização de erros durante o desenvolvimento das rotinas de cargas para o treinamento possibilita o aluno no diagnóstico do problema.
No 4º módulo do treinamento, o aluno consegue implementar transformações, filtros, trabalhando com lista de arquivos utilizando funções de datas, de pesquisas, conversão de dados, concatenação de dados, calculando datas, substituição de caracteres, retirando espaços da direita ou da esquerda, condicionais, expressão regular, verificação de campos e etc. Por isso, que é exigido o domínio da linguagem SQL, para o aluno não ter dificuldade na construção da sua lógica de carga. Um profissional de PL/SQL consegue fazer esse exercício moleza.
No 5º módulo do treinamento, utilizamos a técnica de unir fontes do mesmo SGBD e utilizar o componente Joiner Transformation, tipos de joiner do PowerCenter e informamos a importância da seleção dos dados corretos para evitar o tráfego desnecessário na sua rede e ganho de performance no emprego correto das junções de dados. Condições para executar as tarefas da session.
No 6º módulo apresento a ferramenta de dupuração de dados o "Debugger" que é uma ferramenta para realizações de testes, como configurar o debugger para acompanhar o fluxo de dados do seu mapa utilizando o break points. E na ausência do debugger como é feito o trabalho de depuração dos dados.
No 7º módulo apresento no treinamento a criação de sequence, tipos de lookups conectadas ou desconectadas, overrides na lookup, tarefas do workflow, lookups ativa, tarefas de email, controle, eventWait, timer e command.
No 8º módulo do treinamento explico o componente update strategy, Normalizer e router do powerCenter Designer. No exercício trabalhamos com um mapa que realiza a sincronização dos dados realizando a equalização das informações.
No 9º módulo trabalhamos com o conceito de reusabilidade dos objetos, mapplets, worklets e tarefas de sessão, sorter e aggregator do powercenter, arquivos de parâmetros e variáveis e como aplicar o pivoteamento dos dados no powercenter.

Pré-requisitos Conhecimentos em Banco de Dados; Domínio da linguagem SQL; Noções de Lógica de Programação;


CONTATO

Entre em contato e retornamos em até 24 horas.

Brasília, DF

+55 (61) 98204-9522 - Marcelo

mafonsoalves@gmail.com.br

contato@aprendendoetl.com.br