Fundamentos

Material

Conteúdo


Fundamentos


Source Qualifier
É o ponto onde o processamento do Informatica começa. Realiza a leitura a partir dos sources. O PowerCenter carrega as informações preservando o mapeamento realizado e converte as informações nos tipos de dados reconhecidos pela ferramenta.

Fundamentos


Fundamentos


Expression
São utilizados para manipulação de registro a registro. Pode ser utilizado para realizar um cálculo, concatenar dados, conversão de registros, geração de Hash MD5 e etc.

Fundamentos


Fundamentos


Filter
Recurso utilizado para selecionar os registros desejados. Por padrão esse componente utiliza as condições aplicadas como Verdadeira (TRUE), ou seja, qualquer condição que satisfaça o filtro são encaminhadas para o próximo step

Fundamentos


Fundamentos


Sorter
Recurso utilizado para classificar os registros em ordem crescente ou decrescente.

Fundamentos


Fundamentos


Aggregator
Recurso utilizado para funções de agrupamento, tais como: SUM; AVG; MAX;

Fundamentos


Fundamentos


Union
Componente utilizado para juntar vários tipos de fontes (sources). É uma transformação que recebe várias entradas. Não remove os registros duplicados.

Fundamentos


Fundamentos


Router
Componente que recebe uma única entrada e transforma em vários grupos de saída. Em alguns casos, pode substituir a utilização de várias transformações de um filter.

Fundamentos


Fundamentos


Update Strategy
Componente utilizado para funções de UPDATE, INSERT, DELETE ou REJECT. Recurso muito utilizado para mapeamento de dimensões ou equalização de bases. Utilizando essa transformação o controle não fica condicionado na session task. DD_INSERT comando utilizado para inserir registros, é representado pelo numeral 0. DD_UPDATE comando utilizado para atualizar registros, é representado pelo numeral 1. DD_DELETE comando utilizado para excluir registros, é representado pelo numeral 2. DD_REJECT comando utilizado para rejeitar registros, é representado pelo numeral 3.

Fundamentos


Fundamentos


Joiner
Componente utilizado para unir duas fontes heterogêneas. Para utilização dessa transformação é exigido que pelo menos as colunas selecionadas correspondem a ambas fontes, para realizar a junção dos dados. Uma transformação de joiner tem dois pipelines um chamado de master e outro de detail. Por padrão a primeiro fonte selecionada torna-se detail e a outra master. É recomendável que a tabela master contenha menor número de registros e a maior como detail, para melhorar o desempenho da execução.

Fundamentos


Fundamentos


Lookup
Componente utilizado para pesquisa de um source, source qualifier ou target de dados relevantes. Funciona bem parecido com o joiner, porém com algumas particularidades. Essa transformação funciona conectado ou desconectado.

Fundamentos


Fundamentos


Transaction Control
Componente que permite controlar as transações de commit ou roolback. Por padrão o Integration Service realiza esse controle, porém a ferramenta possibilita o desenvolvedor controlar as transações.

Fundamentos

CONTATO

Entre em contato e retornamos em até 24 horas.

Brasília, DF

+55 (61) 98204-9522 - Marcelo

mafonsoalves@gmail.com.br

contato@aprendendoetl.com.br