Criando Mapeamento

PowerCenter

Iniciar o PowerCenter Designer

Para criar um novo mapa é necessário executar a ferramenta PowerCenter Designer. Navegue no ícone do botão Iniciar do Windows e escolha Informa PowerCenter Designer. Ao abrir o programa selecione o repositório e clique no botão conectar.

Conectando no Repositório

Na próxima etapa será solicitado usuário e senha. Identifique e clique em conectar.

Abrindo uma pasta

Diferentemente de todos os comandos conhecidos para abrir uma pasta, o duplo clique não funciona no PowerCenter Designer. Para abrir um projeto ou um arquivo, selecione o arquivo e clique no ícone abrir(figura 1), ou clique com o botão direito do mouse e clique em Open (figura2).

Passo 1

Passo 2

Tela de Apresentação

Após realizar os procedimentos acima, o powercenter montará a estrutura de trabalho para o perfil logado no sistema.

Business Components

Business Components serve como um organizador de pasta de trabalho, sendo possível criar diretórios, fontes de dados mapas e etc.

Sources

Source traduzindo para o nosso português significa fonte ou seja todo a base de informações que você necessita para desenvolver a sua construção dos mapas, nela é possível importar dados de uma Banco de Dados, Arquivos Textos, Cobol, Xml e outros. Vamos focar em arquivos textos e de banco de dados, entendo o funcionamento da ferramenta você consegue realizar a lógica de construção.

Targets

Targets (alvo) significa o destino final do seu mapa pode ser um arquivo texto, xml usualmente utilizo para gravar informações no banco de dados.

Mappings

Mappings – (Mapeamentos) é o responsável pela construção do seu mapa, nele é possível visualizar toda lógica construída para geração do seu resultado.

Painel de Navegabilidade

No PowerCenter Designer para habilitar as funcionalidades desejadas, é necessário selecionar os botões para habilitar as opções de cada funcionalidade. Por isso, quando desejar importar uma base de dados, Criar um mapa, alterar esses botões devem ser acionados.

Source Analyzer

Ao selecionar o ícone acima, o PowerCenter Designer habilita na parte superior do monitor a opção para importar uma fonte de dados(Banco de Dados, Arquivos, COBOL e XML). Selecionando a opção Source, surgirá a seguinte opção.

Import from Database

Ao selecionar a opção Import from Database o sistema apresenta uma tela com as opções para conectar com uma base de dados. Todas as conexões ODBC existentes no seu computador serão apresentadas para você selecionar com qual base você deseja se conectar.

Import from File

Na opção importar um arquivo o sistema apresentará a seguinte tela para o usuário selecionar o caminho no qual o arquivo se encontra, nas próximas etapas basta infomar o layout do arquivo, se existe separador entre os campos ou tamanho fixo. “Algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar ao contrário.” – Albert Einstein

Target (Destino)

Nessa etapa salvaremos os dados num arquivo texto, e posteriormente iremos salvar numa base de dados. Eu prefiro salvar o mapa no arquivo texto, para verificar se realmente é isso que desejamos executar. Clique com o botão no ícone Target Designer e escolha a opção Target -> Create.

Passo 1

Selecione a base de dados como Flat File, digite um nome para o seu destino e clique em criar.

Passo 2

Pronto! Agora que o arquivo está criado, aplique um duplo clique no seu target e navegue até Columns. E adicione novas colunas que terão o resultado da sua saída.

Passo 3

Agora defina o nomes dos campos e o tipo de dados.